terça-feira, 27 de novembro de 2012

Survive Style 5+ (2004) Gen Sekiguchi



Survive Style 5+ longa de estreia do cineasta japonês Gen Skiguchi, é um ótimo exemplo de como o cinema contemporâneo oriental (principalmente o japonês e sul-coreano) está mais comprometido com preceitos artísticos, explorando de forma arrojada a linguagem e usando temas de forma ousada e inovadora, ao invés de privilegiar os preceitos financeiros, como vemos em parte do cinema feito no ocidente e que quase sempre resulta e filmes óbvios e pouco interessantes.


O filme apresenta cinco linhas narrativas que se encontram em um determinado momento, (fórmula bem utilizada no cinema ocidental) impregnadas de ironia e absurdo. Na primeira vemos Aman (Tadanobu Asano), um homem que passa o filme inteiro tentando matar sua esposa, que se recusa a morrer e sempre volta para quebrar o pau com ele; na segunda vemos uma publicitária que tira de fatos corriqueiros de sua vida as ideias mais absurdas para os seus comerciais; na terceira vemos três amigos indecisos sexualmente que vivem à procura de aventura; na quarta vemos um pai de família (Ittoku Kishibe) que, depois de ser hipnotizado, acredita que é um pássaro; e por fim, na última linha narrativa, vemos um matador de aluguel bem anticonvencional (Vinnie Jones, hilário) que anda acompanhado de um tradutor para ajudá-lo a ameaçar seus alvos.


Survive Style 5+ é uma comédia surreal e anárquica que ironiza a sentido (ou a falta dele) na vida, a morte, a família e o próprio cinema, resultando em uma mistura engraçada e inteligente ao mesmo tempo. Survive Style 5+ ainda conta com uma fotografia exagerada, beirando o kitsh, uma trilha sonora psicodélica e uma montagem acelerada, que somados ao roteiro surreal, as interpretações alucinadas, acentuam ainda mais a originalidade do filme e resultam em um dos filmes mais malucos e engraçados dos últimos tempos, sem deixar de levar aqueles que assistem à reflexão. Filmão!



3 comentários:

  1. Amor, você sabe que não fico muito entusiasmada com o cinema oriental...Porém, ao ler seu post deu muita vontade de assistir a esse filme! Seu texto ficou delicioso...

    Que tal ver de novo comigo?

    Beijos,lindo!

    ResponderExcluir
  2. Vinnie Jones, ex-jogador de futebol, agora jogando na posição de matador de aluguel, hahahahaha. Boa resenha, cara, curti!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Muito obrigada pela indicação! Eu não conhecia o trabalho do Gen Sekiguchi. Mas estou familiarizada com alguns atores do filme~ Alguns deles fazem parte dos filmes do diretor Miki Satoshi, que tem um estilo de humor também pouco convencional~
    ^^
    Adorei o seu blog, vou procurar visitar sempre!!

    ResponderExcluir