sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tarsila do Amaral


1 de Setembro de 1886, em Capivari, interior de São Paulo, nascia uma das maiores artistas plásticas brasileiras: Tarsila Do Amaral.

A pintora junto de Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia foi figura central da primeira fase modernista brasileira e o seu quadro  O Abaporu de 1928, um dos mais representativos e conhecidos da história, inaugurou o Movimento Antropofágico nas artes plásticas brasileiras.

A artista foi fortemente influenciada pelo cubismo e pelo surrealismo, e introduziu os preceitos daqueles movimentos no universo brasileiro das lendas regionais, e do cotidiano e das paisagens do Brasil.

Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973.

Para saber mais:
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
O Abaporu - 1928

O Ovo ou o Urutu - 1928

Sol Poente - 1929

O Sonho - 1928
Estudo(Nu) - 1928 

Antropofagia - 1929

A Lua - 1928

A Cuca - 1924

9 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiii!!!

    Amor da minha vida...adorei esse post!
    Sou fãzoca de carteirinha da Tarsila!O Abaporu foi pintado no ano em que meu paizinho nasceu...assim como A Lua...as cores,a vida,a simplicidade luxuriante de suas obras são hipnotizantes para meus olhinhos...rsrs.

    Meu lindo...você é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. essas obras sao um tedio sabia

    ResponderExcluir
  3. Ai essas obras são muito lindas,apesar que eu nao gosto de obras de ARTE...

    ResponderExcluir
  4. tedio? Fala serio surreal! Maravilhoso me sinto em casa na nossa cultura!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Aninha...é cada uma que nos aparece por aqui...rsrs.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Estou muito grata ao autor do blog! Estou fazendo uma pesquisa sobre Tarsila e achei o resumo bem claro e sem rodeios e AMEI as imagens que você postou!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Dani Meira,

    Fico muito feliz em ter te ajudado!

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Mto lgl... Amo obras de arte assim...!

    ResponderExcluir
  9. Obras esquisitaas...meio estranho!

    ResponderExcluir