sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Johnny Cash




Johnny Cash foi à fênix da música popular americana. O homem de preto nasceu para a música nos longínquos anos 50, em que foi um dos precursores e criadores do rock and roll e do rock a billy. Morreu algumas vezes, a partir de meados dos anos 60: quando foi preso por tráfico de drogas, quando tentou suicidar-se e quando se isolou para vencer o vício das drogas, e para cada morte, tal qual o pássaro mitológico, Cash se erguia das cinzas com muita luta e muita integridade e lançava discos que retratavam toda essa luta e esse sofrimento. Que é o caso do clássico “Johnny Cash at Folsom Prison” de 1968, gravado dentro da prisão estadual de Folson e um os melhores álbuns ao vivo de todos os tempos.

No começo dos anos 90, Cash, desligou-se da Columbia Records e quando todos esperavam que criativamente o homem de preto estivesse morto, renasceu novamente ao firmar parceria com o produtor Rick Rubin do selo independente American Records e lançar a série “American”.

Composta por 4 discos, a série tinha a proposta de lançar Cash re-gravando músicas de artistas dos mais variados estilos, junto com algumas musicas antigas do compositor e poucas músicas novas.


American Recording foi lançado em 1994 e fez o compositor fazer as pazes com a critica e com o público. Com covers de Kris Kistoferson “Why my lord”, Leonard Cohen “Bird on a wire”e Tom Waits “Down there by the Train” e outras canções de pórpia autoria.



Unchained, de 1998 trazia canções de Beck “Rowboat”; Soundgarden “Rusty Cage” e Tom Petty “ Southern Accents". Petty ainda participou como músico nas gravações que teve a participação de Flea (baixista do Red Hot Chili Pepers) e Mick Fleetwood do Fleetwood Mac.


American III: Solitary Man - foi  lançado em 2000 é o terceiro álbum da série e contém músicas de Neil Dimond “Solitary men”; U2 “One” e Nick Cave “The Mercy Set". Cash ganhou o gramy para interpretação masculina para "Solitary man".


O quarto e último álbum da série é o melhor de todos como também um dos  melhores na década:. American IV: The Man Comes Around. Lançado em 2002 foi o último disco lançado por Cash. No álbum, grandes interpretações do cantor para músicas de:  Nine Inch Nails “Hurt"; Depeche Mode “Personal Jesus”; Eagles “Desperado”; Beatles “In My Life” e “The Man Comes Around”, de sua própria autoria.

A vídeo-clipe de Hurt é uma das coisas mais emocionantes e comoventes que já vi na vida. Jonnhy Cash colocou muito sentimento em sua interpretação da música quase biográfica, pois os versos melancólicos e tristeza da melodia de Trent Reznor parecem e muito com a vida do Homem de preto.

Abaixo o video-clip e a letra da música.





Hurt
Johnny Cash
Composição: Trent Reznor

I hurt myself today
To see if I still feel
I focus on the pain
The only thing that's real
The needle tears a hole
The old familiar sting
Try to kill it all away
But I remember everything

(Chorus)
What have I become?
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt..

I wear this crown of thorns
Upon my liar's chair
Full of broken thoughts
I cannot repair
Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I am still right here

(Chorus)
What have I become?
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
If I could start again
A million miles away
I would keep myself
I would find a way

3 comentários:

  1. A dor é imensa...essa música é plena em melancolia...Dói no peito cada vez que a ouço...É a dor do vazio..do buraco na alma...

    Beijos cheios do mais intenso sentimento de amor que alguém pode sentir na vida!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Gambs, apesar da música não ser de autoria de Cash, toda a tristeza da melodia e dor na letra parecem de maneira biográfica ilustrar a vida do músico. Confesso que essa música e o video me emocionam muito.

    Beijos, Moça bonita!

    ResponderExcluir
  3. O artista pertence ao personagem, assim como essa música pertence a ele Johnny Cash; comparando com a banda Nine Inch Nails, ele deu vida a essência dessa música.

    ResponderExcluir