quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Peter Kuper - A Metamorfose e Desista!

“A adaptação de Peter Kuper de A Metamorfose, de Kafka, é tão singular quanto esta bizarra história. Seu estilo transmite o horror deste clássico.” Will Eisner

Uma das melhores coisas que aparecia na revista de humor norte-americana MAD era a série SPY x SPY do autor americano Peter Kuper. Nessas historinhas curtas sem o menor diálogo entre as personagens, víamos dois espiões: um branco e um preto, que sem a menor cerimônia, ferravam um ao outro com os maiores requintes de crueldade possíveis. Humor negro da melhor qualidade.

Os anos passaram e Kuper resolveu fazer trabalhos mais elaborados com pretensões artístcias mais sérias, como a excelente Graphic Novel "O Sistema", e as adaptações da obra de Franz Kafka como a novela “A Metamorfose”, e a coletânea de contos “Desista!”.

A metamorfose é baseada no clássico do escritor tcheco e Kuper soube traduzir em imagens toda a angustia, o absurdo da condição de Gregor Samsa, que depois de uma noite mal dormida acorda transformado em um inseto gigante. Com uma narrativa que explora o lado trágico,  o cômico e o humano da história e com um visual extremamente bem cuidado, a Graphic Novel tem um trabalho artístico com fortes inclinações expressionistas e consegue manifestar o pesadelo kafkiano de maneira singular. Uma das melhores Hqs que li na vida.

Já em Desista, Kuper mergulha novamente na obra de Kafka. Dessa vez o americano utiliza alguns contos consagrados do escritor, como: o artista da fome, desista, um fratricídio e timoneiro. Aqui novamente o traço sombrio de Kuper encontra apoio no vazio existencial e no absurdo presente na obra de Franz Kafka.

As Graphics foram lançadas pela Conrad e podem ser adquiridas no site da editora ou nas melhores lojas do ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário