sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Festival do Rio - 2009





O Festival do Rio começou em 1999 como resultado da fusão dos dois maiores festivais brasileiros – o Rio Cine (fundado em 1984) e a Mostra Rio (fundada em 1988) – e atualmente é o maior festival do Brasil e da América Latina. Todos os anos, recebe atenção massiva da mídia brasileira e sul-americana.


California Filmes no Festival Internacional do Rio

Sete filmes da California serão exibidos no Festival Internacional de Cinema do Rio. São filmes premiados e/ou exibidos em importantes Festivais de todo o mundo, que serão lançados em circuito comercial em 2009 e 2010.

Corações em Conflito (Mammoth)

Corações em Conflito gira em torno do bem sucedido casal de Nova York formado por Leo e Ellen. Leo, criador de um conhecido website, entrou de cara no mundo do dinheiro e de grandes decisões. Ellen é uma dedicada cirurgiã que dedica seus plantões ao salvamento de vidas. A filha deles, Jackie, tem oito anos e passa a maior parte do tempo com a babá filipina, Glória, situação que tem feito Ellen repensar suas prioridades.

Glória foi para os EUA para ganhar dinheiro com o objetivo de ajudar sua família e deixou seus dois filhos nas Filipinas. Um deles, Salvador, de dez anos de idade, sente tanto a falta da mãe que arrumou um emprego para ajudar com dinheiro e apressar a volta de Glória. Quando Leo vai para a Tailândia a serviço, ele inconscientemente desperta uma cadeia de eventos que trará conseqüências dramáticas para todos.

Direção: Lukas Moodysson
Elenco: Gael García Bernal, Michelle Williams, Marife Necesito e Sophie Nyweide
Seleção Oficial Festival de Berlim 2009
Países: Suécia, Dinamarca e Alemanha
Gênero: Drama

Inversão

De narrativa realista, INVERSÃO faz uma cruel radiografia das várias facetas que o crime assume no Brasil em geral e em São Paulo em particular. Felistoque diz que o roteiro é baseado numa amálgama de histórias que realmente aconteceram, ou, numa análise mais sarcástica, “o filme é baseado em fatos que serão reais”.

Direção: Edu Felistoque
Elenco: Alexandre Barillari, Francisco Carvalho, Giselle Itié e Marisol Ribeiro
BRAFFT – Brazilian Film Festival of Toronto
Menção Honrosa pela Trilha Sonora na Mostra Competitiva
País: Brasil
Gênero: Thriler

London River

Londres 2005:

Essa é a história de Ousmane e da Sra. Sommers. Ambos são pessoas simples e vivem suas vidas comuns, ele na França, ela em Channel Islands, no Canal da Mancha. Ele tem um filho e ela uma filha que são estudantes em Londres.

Em 7 de julho de 2005, sem notícias dos filhos, eles resolvem começar, juntos, uma busca pelos dois adolescentes. E embora eles tenham sido criados em meio a duas religiões diferentes – Ousmane é muçulmano e a Sra. Sommers cristã – eles vão compartilhar da mesma esperança de encontrar os filhos com vida. Eles colocam as diferenças culturais de lado e apóiam-se para continuar a busca e manter a fé.

Direção: Rachid Bouchareb
Elenco: Brenda Blethyn, Sotigui Kouyaté e Francis Magee
Seleção Oficial Festival de Berlim 2009
Vencedor do Urso de Prata de Melhor Ator para Sotigui Kouyaté
Países: Inglaterra, França e Argéria
Gênero: Drama

Nova York, Eu te Amo (New York, I Love You)

Em “NOVA YORK, EU TE AMO” onze diretores contam histórias de amor que se passam na cidade que nunca dorme. O filme nos moldes de “Paris, Te Amo” é composto por nomes consagrados com: Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Scarlett Johansson, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner e Andrei Zvyagintsev.

Direção: Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner e Randall Balsmeyer
Elenco: Bradley Cooper, Shia LaBeouf, Natalie Portman, Orlando Bloom, John Hurt, Christina Ricci, Ethan Hawke, Robin Wright Penn, Andy Garcia, Chris Cooper, Blake Lively, Justin Bartha, Rachel Bilsonm, Hayden Christensen, Drea de Matteo, Julie Christie...
Países: França e EUA

Ricky

Quando Katie, uma mulher comum,
conhece Paco, um homem comum,
algo de mágico e milagroso acontece:
uma história de amor.
Dessa união nascerá um bebê extraordinário: Ricky.

Direção: François Ozon
Elenco: Alexandra Lamy, Sergi Lopez, Mélusine Mayance e Arthur Peyret
Seleção Oficial Festival de Berlim 2009
Países: França / Itália
Gênero: Drama

TOKYO!

Em TOKYO! três dos maiores diretores do mundo examinam a natureza nada típica e inesquecível da megalópole japonesa que não para de crescer. Gondry, Carax e Joohn-Ho dão vida a personagens que vivem nessa cidade em constante movimento... Um filme, narrado como uma grande Rapsódia feito por três diretores, três histórias e o espírito de uma grande megalópole, a cidade de Tokyo!

Direção:
Michel Gondry – Interior Desing
Leos Carax – Marde
Bong Joonh-Ho – Shaking Tokyo

Seleção Oficial do Festival de Cannes – 2008 “Um Certo Olhar”
Países: França / Japão / Coréia / Alemanha
Gênero: Drama

TYSON

TYSON é o retrato íntimo e emocionante de um Mike Tyson abatido, contado pelas palavras do próprio ex-campeão peso pesado e dirigido pelo diretor independente James Toback. Em TYSON, Mike Tyson examina sua própria vida, dentro e for a dos ringues, com candura, eloquência e vulnerabilidade, o que é, à vezes, pungente, outras vezes engraçado, mas sempre extremamente honesto. Por meio de uma hábil mistura de entrevistas originais, filmagens e fotografias de arquivo, surge um ser humano surpreendentemente complexo.

Direção: James Toback
Seleção Oficial do Festival de Cannes – 2008 “Um Certo Olhar”
País: EUA
Gênero: Documentário

O Festival Internacional de Cinema do Rio começa no dia 24 de setembro a 8 de outubro, para mais informações sobre o Festival http://www.festivaldorio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário