quinta-feira, 13 de agosto de 2009

E os hipopótamos foram cozidos em seus tanques


Burroughs e Kerouac simulando um briga para a lente de Allen Ginsberg em 1953

Antes de serem os papas da geração beat e de conseguirem fama como duas das maiores expressões literárias de língua inglesa do século passado, os lendários Jack Kerouac do fodástico "On the Road", e Willian Burroughs do não menos foderoso "almoço nu", escreveram às quatro mãos "E os hipopótamos foram cozidos em seus tanques", Livro maldito que só viria a ser publicado no ano passado, dois anos após a morte do Editor literário Lucien Carr, figura que serviu de molde para a criação da dupla.

O livro é a versão romanceada baseada em fato ocorrido em 1944, às margens do rio Hudson: O assassinato de David Kramer, um professor de meia idade que se apaixonou perdidamente por Carr, um pós-adolescente e aluno de Kramer.

No livro, cada um dos escritores assume alternadamente um capítulo. Cada narrador apresenta a história por um alter-ego. Nos capítulos escritos por Kerouac, o narrador é Mike Ryko um marinheiro desempregado e preguiçoso. Os capítulos de Burroughs, entra em cena Will Denninson, um garçom junkie.

A narrativa acompanha um grupo de jovens muito loucos que fazem parte, além de Denninson(Burroughs), Ryko(kerouac), o jovem Philiph Tourain(Carr) e Ramsay Allen(kramer), que passam os dias bebendo, drogando-se e divagando até que o assassinato modifique suas vidas.

O estilo despojado dos escritores contribui para a fluidez da obra. A narrativa e divertidíssima e o livro passeia por gêneros distintos como a narrativa policial e o drama com leves tons filosófico sem parecer muito "cabeção" ou perder mão da trama.

Grande livro!

8 comentários:

  1. Parabens pelo excelente trabalho , indiquei o amigo para um selo , sobrando um tempo , passa no CariocaBaixeAqui .

    Saúde e sucesso .

    Forte abraço .

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que está acontecendo, mas meu blog não tem mostrado para meus contatos minhas atualizações.
    Obs: De qualquer forma não estou parada viu, estarei postando sempre algo novo pelo menos duas vezes na semana.
    Bjao

    Junia

    ResponderExcluir
  3. ótima dica, parece mesmo mto bom!
    e mto bom tb o novo "look" da página!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, obrigado pelas palavras e pela indicação...já conheço seu blog pelo link que ele tem lá no blog da Júnia...ele é bem bacana!
    Grande abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Júnia,

    Não é só com o seu blog que está ocorrendo isso não. Tenho notado isso com todos.
    Pode deixar que eu sempre dou uma olhada lá.

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Kika,
    Foi uma leitura bem divertida e rápida.
    Tenho certeza que você gostará.
    Que bom que vc gostou do look novo. Eu também achei legal. O anterior estava muito dark...

    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Energias renovadas,não?E isso é MARAVILHOSO!!!

    Fico feliz pelo sucesso do seu blog,amor!
    Parabéns pelo reconhecimento à todo seu empenho e capricho na elaboração dos posts,por deixar o Delicadamente sempre atualizado!

    Te amo muito!E tenho o maior respeito e admiração pelo seu trabalho!

    Beijos imensos da sua Calíope...a sua maior fã!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas palavras, meu amor...
    Você sabe que a sua opinião é a mais importante para mim.
    Olha, tenho saudade dos posts do ervilha.
    Pena que você é muito(muito, mesmo) mais ocupada que eu e não tem conseguido tempo para dar uma atualizada nele, mas nesse final de semana a nossa agenda parece estar tranquila(rsrsrs), vamos tirar um tempinho para você dar um gás no "Mundo Ervilha".

    Ah, querida...Amor, respeito e admiração são coisas que fazem parte da nossa vida em comum....Amo muito você!
    Os maiores e melhores beijos, linda!

    ResponderExcluir