quarta-feira, 22 de julho de 2009

Philippe Halsman

Self-portait

Philippe Halsman(1906 Riga, Letônia / Nova York 1979) foi um dos fotógrafos de retratos mais originais e inventivos do nosso século.

Iniciou seus trabalhos fotográficos em 1928 em Paris. Em 1940 emigrou para os Estados Unidos onde se notabilizou em diversos trabalhos para a revista Life.

Seus mais importantes trabalhos são a série de fotos com os modelos famosos saltando, a jumpology; os retratos que fez para a Life magazine e a longa e prolifera parceria que estabeleceu com o pintor espanhol Salvador Dalí em que explorava aspectos surreais da obra do pintor.

Fonte do texto: Fotografia do Século XX - Museum Ludwig de Colónia, 2002- Editora Taschen.
Fonte das Fotos: Magnus Photos Agency: www.magnumphotos.com


Dalí Atomicus

Dalí

Dalí

Cranio de Nus

Jean Cocteau

Jean Cocteau

Elizabeth Taylor
Grace Kelly

Albert Einstein

Audrey Hapburn

Alfred Hitchcock
Hitchcock e Tippi Hedren

Sophia Loren
Audrey Hepburn
Duke and Duchess of Winsdor

Dean Martin and Jerry Lewis

Bridget Bardot

Richard Nixon

Phillipe Halsman and Marilin Monroe



Marc Chagall

6 comentários:

  1. Magnífico!
    Como pode alguém produzir um trabalho tão genial,80 anos atrás???
    Eternizou momentos lindos...foi inventivo,inovador...completo!
    Minha favorita,entre muuuuitas,sem dúvida,é a delicadeza da eterna Bonequinha de Luxo...

    Mas a série "saltantes" tb é muito divertida!

    Eu "nem " gosto de fotografia...kkkkkkkkk...

    Parabéns por ter esse seu olhar,meu amor!

    Beijos da Calíope!

    ResponderExcluir
  2. Minha Calíope...

    Você sabe que eu gosto das coisas "um pouco" esquisitas", não é... então, aquela série de fotos que ele fez com o Dalí(tem várias, pena que só achei essas poucas) são mais a minha praia, mas os retratos dele são muito bonitos mesmo. Veja o da Elizabeth Taylor e o da Grace Kelly...lindíssimos.

    Esse retrato da Audrey Hapburn que você mencionou é lindo mesmo! eu só conhecia ele em uma versão em p&b, e quando achei esse colorido fiquei de boca aberta.

    Você gosta de fotografia? nossa...não sabia disso(rsrsrs). Adivinhe em quem penso quando faço esses posts?

    Obrigado pelo comentário, meu amor...um monte de beijos para você!

    Oba! Hoje teremos uma session de sushis e sashimis!!

    ResponderExcluir
  3. ainda não vi nada sobre o Alexander Rodchenko por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Sra ou Sr anônimo,

    Pois é, AINDA não vistes.

    Em breve...em breve...espere...

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Recentemente assisti um filme muito bom "Sentença de um assassino" - "Jump" título original com Patrick Swayze interpretando um advogado Richard Pressburger, que faz a defesa de Philippe Halsman, este grande fotógrafo da revista LIFE nos anos 40, 50, 60...vale conferir!!! Abçs - Ricardo Bicária

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, Obrigado por seu comentário!
    Não vi ainda o filme, mas fiquei curiosos. Obrigado pela indicação!
    Abs.

    ResponderExcluir