terça-feira, 7 de julho de 2009

Casamento Silencioso - 2008



Desde 2007, quando o filme "4 meses, 3 semanas e 2 Dias", de Cristian Mungiu abocanhou o prêmio internacional de cinema mais cobiçado do mundo, a palma de ouro em Cannes, o cinema romeno roubou o status de queridinho que antes pertencia ao cinema iraniano que tinha como figura central Kiarostami.

Estreou sexta feira, dia 03/07/09 em São Paulo a comédia dramática "Casamento Silencioso” (Nunta muta - Romênia, Luxemburgo, França -2008)Filme de estreia de Horatiu Malaele um dos principais nomes dessa safra de diretores.

O filme que busca substrato no lirismo de Fellini e no humor cáustico de Kusturica para narra um evento acontecido no fatídico dia 05 de março de 1953, dia que o ditador comunista Josef Stálin faleceu e dia em quem em um bucólico povoado interiorano da Romênia, aconteceria um casamento. As autoridades locais, em luto pela perda do líder, instauram um luto oficial tornando proibidos quaisquer atos publico e proíbem o casamento. Os pais dos noivos resolvem continuar com a festa de forma escondida, promovendo assim o tal casamento silencioso do título, que cá entre nós, é uma das mais divertidas sequência da história do cinema, além de denunciar as barbaridades cometidas na época em que o pais esteve sob o comando de Nicolae Ceauşescu, ditador deposto em 1989.

O filme tem grandes qualidades: a começar pela bela fotografia, passando pela competente direção de elenco (Malaele é um consagrado Diretor teatral do país e conseguiu um excelente resultado com os atores) e finalmente o roteiro genial e poética que transita por entre diversos gêneros narrativos como o drama político, a comédia e realismo fantástico com grande beleza e eficiência.

Grande filme!

7 comentários:

  1. Concordo contigo,Eraser!

    Grande filme!A fotografia é belíssima e apesar de toda a dramaticidade do contexto,a leveza e a poesia são uma constante...Lindo filme!

    Daqueles que merecem lugar de destaque em sua estante!Vale a pena ver de novo!

    Beijos,meu lindo...

    ResponderExcluir
  2. Ah...Esqueci de comentar...

    Desta vez,seu amigo escapou!...rsrsrsrs...
    Bela sugestão de filme!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gambs,

    A maior prova que gostei desse filme foi que olhei pouco para a senhorita que estava ao meu lado no cinema.
    Ultimamente tenho tido problemas de concentração nos cinemas afora.

    Ele escapou é verdade, mas será que ele se livrará do terrível macarrão a la Gambs?

    beijos,

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha...
    Quem viver,verá!

    Mas...meus dotes culinários são bacanas!O repertório não é muito amplo...mas é caprichado!rsrsrs.

    Bjs,meu amor!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz por ter satisfeito as exigências de dois notórios conhecedores da sétima arte. Aguardem meu próximo convite!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Edu,

    Não pense que com esse elogio vais escapar de provar a terrível pasta a la gambs...
    Agora é sério, você acertou na mosca na escolha do filme, nós gostamos muito. Principalmente de companhia.

    Abs,

    ResponderExcluir