terça-feira, 14 de julho de 2009

Acabou Chorare - Novos Baianos



Em sua edição de outubro de 2007, a Revista Rolling Stones publicou uma lista com os 100 melhores álbuns da música brasileira de todos os tempos, e o primeiro colocado foi o disco Acabou Chorare dos Novos Baianos.

Como toda lista de melhores que se preze, essa também foi bem polêmica. O Discou deixou para trás trabalhos de artistas canonizados como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, João Gilberto Mutantes e outros, e para ser sincero tenho cá minhas dúvidas se esse álbum é melhor que Construção do Chico ou Tropicália ou Panis et circense do Caetano, do Gil e sua trupe ou outros ainda, mas trata-se de um disco excelente e certamente com um lugar entre os dez melhores.

O Disco foi lançado em 1972 e trouxe o caldeirão o sonoro do disco anterior "Ferro na Boneca" de 1970, que continha: baião, frevo, tango, mambo, música de orquestra e rock and roll e acrescentou a suavidade e a sofisticação da bossa nova de João Gilberto, padrinho do grupo.

O álbum abre com a clássica "Brasil Pandeiro", Música de Assis Valente e eternizada por Carmem Miranda. “ Depois segue com a romântica“Preta, Pretinha”, o samba” Swing da Casa de Campo”, depois com o rock-Baião de "Tinindo Trincando" e a Bossa” Acabou Chorare".

O lado B tem: A bela “o mistério do planeta” e a sensual e delicada“A Menina Dança”, cantada pela Baby Consuelo (Não sei o nome que ela tem agora). Depois a carnavalesca "besta é tu", "Um bilhete para dindi" composta por Jorginho Gomes, Baterista e irmão de Pepeu; e uma reprise de Preta, Pretinha.

A formação dos Novos Baianos na época era: Baby Consuelo (vocal),Paulinho Boca de Cantor (Vocal), Pepeu Gomes (guitarras, Violões e os arranjos), Moraes Moreira (Violões e compositor) e o Galvão(responsável pelas letras do grupo). Davam ainda apoio ao grupo o Baixista Dadi e o baterista Jorginho, que anos mais tarde formariam juntos o conjunto A Cor Do Som.

Um discão meus amigos e minhas amigas!

Novos baianos preta pretinha 1973

4 comentários:

  1. Amooooooooo!!!

    "Por que não viveer..."

    Realmente,é questionável o posto de primeirão...mas com certeza,merecido estar entre os mais mais...A combinação dos Novos Baianos era bacanérrima!"Muderrrna" até!

    O Jorge Gomes acompanha o Pepeu nos shows.Eles estavam juntos no show com a Marina de la Riva.

    Adorei o post!Já estou aqui...cantarolando...mais uma vez,deixou-me feliz,feliz!
    "Abre a porta e a janela..."rsrsrsrs...

    Meu lindo...mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eita mulher de bom gosto!

    Piazzola, Beatles, Novos Baianos...e agora... também... Chico Buarque!(rsrsrs)

    Gambs, você existe?

    1000 beijos flutuantes!

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm...

    Existo e tenho muito bom gosto mesmo,meu amor:VOCÊ É O MEU ESCOLHIDO!!!

    Beijos e mais beijos...e mais beijos...

    ResponderExcluir