segunda-feira, 25 de maio de 2009

Joan Miró

Miró em 1954 em seu ateliê


" Miró representava a liberdade. Em certo sentido, era absolutamente perfeito. Não era capaz de pôr um ponto sem fazê-lo no lugar exato: era um pintor de verdade, a tal ponto que bastava deixar cair três manchas de cor cobre a tela para fazer um quadro."Alberto Giacometti

Joan Miró (Barcelona 1893 - Palmas de Maiorca 1983) desde muito jovem sentia afinidades às artes e aos 14 anos, mesmo a contra-gosto de seu pai, ingressou na Escola de Belas Artes de Barcelona, porém seu fraco aproveitamento acadêmico e as pressões familiares, o fazem desistir do curso.

Sobre a influência do pai, passa a estudar em uma escola comercial e se emprega em uma drogaria com guarda-livros, mas a rotina burocrática da função, levam o jovem a um profundo estado de depressão e esgotamento nervoso.

Em sua convalescença, numa fazenda de propriedade de sua família em Montroig, nas montanhas da Catalunha, decide levar adiante seu projeto artístico e agora com o consentimento de seu pai. Ao retornar à Barcelona, passa a frequentar a Acadêmia de Francisco Gali.

Em 1919, decidiu mudar-se para Paris, e trava contatos com as Vanguardas e faz sua verdadeira educação, intuitivamente e desprovido de preconceitos, soube extrair de suas influências substrato para criar sua própria linguagem pictórica. Do Cubismo herdou o apreço pelo abstrativo geométrico. Do Fauvismo o jogo de cores e do surrealismo e do dadaísmo o estudo sobre o fantástico e o irreal e a exploração do inconsciente.

Da mesma forma que fez com sua influências pictóricas, sugou também dos lugares onde viveu matéria importante para sua obra, principalmente da ponte Barcelona /Paris: da Barcelona natal, os afrescos bizantinos da igrejas e a estonteante arquitetura de Gaudí, de Paris a modernidade artística que a cidade respirava.

O pintor, nos períodos de conflitos bélicos do século XX, principalmente a II Grande Guerra e a Guerra Civil Espanhola, compôs alguns dos quadros mais representativos e contestadores do momento. São famosos: O Ceifeiro, Cabeça de Mulher e Constelações.

Miró trabalhou também com cerâmica e esculturas para extravasar sua inquietações pictóricas, e na confecção de murais, sendo os mais notáveis os do aeroporto de Barcelona e os feitos para o prédio da UNESCO.

André Breton apontava Miró como o máximo representante do surrealismo, mas sua pintura não cabem em rótulos. Suas representações imagéticas continham traços com algo mágico, quase infantil e primal aparentemente simples nas formas, mas difíceis de serem elucidadas por sua complexidade.


Portrait of Heriberto Casany - 1918


The Spanish Playing Cards - 1920


Dutch Interior II 1928


The Potato, 1928


Summer - 1936


Head of a Woman - 1938


Woman, Bird and Star in Front of the Moon - 1944


Personnages Dans la Nuit - 1950

L'Oiseaus'enfuitverslespyramids1954

Dawn Perfumed by a Shower of Gold - 1954



Unefemme1958


TracesurlaParoiI1967



PartiedeCampagneI1967

Lithographs IV

L'Esquim au Febrile 1969

leJardindeMousse1968

Fissures 1969


Femme a la Colombe 1969



La cassier 1969

Oda a Joan Miro 1973 (lithograph)

The Garden of Miró 1977

6 comentários:

  1. Maravilha!!!Miró é único,incontestável!
    Mais uma vez,parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. "The garden of Miró".Esse é o meu favorito na sua lista!Lindoooooo demais!

    rsrsrss...queria saber qual dos meus comentários causou tanto alvoroço...

    Respondendo à sua pergunta:existo sim!
    E agradeço por tantos predicados...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já sei de mais um ponto em comum...o Tremembé.

    ResponderExcluir
  4. Que bela reunião deste mestre da cor e da alusão presentificação da liberdade do ser.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras, Laura86...

    Obriagado pela visita e pelo comentário!

    Roberto

    ResponderExcluir
  6. olá adorei este site com todas estas obras belissimas e criadas com tanta paixão!! e tenho uma duvida! queria saber as dimensões do quadro "the garden" e a técnica usada! estou farta de andar á procura e não encontro nada, podia-me esclarecer isso. sou uma rapariga de 13 anos e percisava de isso para um trabalho.

    ResponderExcluir