quinta-feira, 12 de março de 2009

Johann Sebastian Bach



O Período Barroco*(final do século XV até meados do Século XVIII) foi um dos mais importantes para a historia da música.

Nessa época se intensificaram os estudos musicais, o sistema tonal foi se aperfeiçoando entre outras inovações teóricas e técnicas.

No Barroco também foram criadas as primeiras óperas e os primeiros concertos, e teve como nome principal Johann Sebastian Bach(1685/1750).

Bach não foi somente um expoente do período, mas sim um dos pilares da música europeia de todos os tempos, influenciando compositores como Mozart e Beethoven.

Dentre os inúmeros tipos de composição que Bach se dedicou, as Fugas foram umas das mais famosas e bem acabadas, chegando a ser chamado de mestre desse estilo.

A Fuga era uma peça musical contrapontista e de repetição, a qual uma primeira voz(prelúdio) inicia um tema e outras vozes(fugas) entram a imitando variando o tom. "O Cravo Bem Temperado" é uma série de composições desse tipo de composição, que é considerada o velho testamento da música ocidental.

Glenn Gold(1932 / 1982) foi um virtuoso pianista canadense que ficou célebre por suas gravações da obra de Bach.



Nenhum comentário:

Postar um comentário