segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Roxy Music


É desnecessário falar da influência do Roxy Music na História do rock. Sem eles não existiriam Duran Duran, Devo, Talking Heads e mais uma porrada de bandas que tiveram no conjunto um modelo a seguir.

Seu álbum de estréia, que se chamava Roxy Music é um dos melhores que eu ouvi na vida. O disco foi lançado de junho de 1972, foi produzido por Peter Sinfield do King Crimson, alcançou o Top Ten britânico no verão de 1972 chegando a 6 posição e foi muito bem recebido pela crítica.

Com a formação clássica da banda que tinha: Bryan Ferry (Vocais e teclados); Andy Mackay(saxofone e oboé);Phil Manzarena (guitarras); Paul Thompson (bateria e percussão); Brian Eno (sintetizadores e efeitos sonoros) é ao lado de For Your plasure os dois melhores da banda, coincidência ou não, os dois em que Brian Eno participou.

A forte tensão artística entre os Brians resultou de forma positiva no som da banda, Eno, que tinha formação clássica e era entusiasta da música concreta trazia para banda um toque experimental, colagens exóticas, ruídos quase musicais e sons futuristas, que junto às influências de Ferry: a música negra americana dos anos 50, 60 e o funk dos anos 70, resultavam em um trabalho original que até hoje pode ser ouvido com espanto tanto pela sua originalidade e pela sua qualidade.


capa do álbum

Ladytron - Roxy Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário