terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Em Busca Do Pop Perfeito


Em 1965 os Beatles lançariam: Rubber soul, o álbum que daria início a revolução que colocaria a música pop em outro patamar. Os quatro rapazes de Liverpool deixaram de ser uma mera banda de rock e passariam a ser a banda mais influente da história da música. A evolução é notada tanto nas letras, que mais maduras ganham um contorno mais intimista e surrealista, quanto na música do grupo que caminha para um som mais bem acabado e experimental orquestrado do pelo produtor George Martin.

A música "in my life", 11 do álbum é frequentemente e apontada como uma das melhores da história da música, com uma letra lírica de autoria de John Lennon é o melhor exemplo desta evolução.

Escutem abaixo e notem no meio da música o maravilhoso solo de cravo a estilo barroco que Martin toca acompanhando a banda.







Enquanto isso, do outro lado do atlântico, na ensolarada Califórnia, Brian Wilson, o cérebro pensante dos Beach Boys, estava descontente com o rumo musical da banda.
Depois ao ouvir Rubber Soul, decide o caminho a ser seguido. Wilson compõe o magnífico Pet Sounds que é lançado em 1966.




Pet Sounds é um álbum excepcional! Esqueça as canções bobinhas que fizeram a fama da banda. O disco, feito bem a frente do seu tempo, é um trabalho musical arrojado e experimental e o mais impressionante: ao passo que o projeto dos Beatles tinha George Martin, um maestro competente como produtor e principal arranjador da banda, no projeto dos Beach Boys somente Brian, um pós-adolescente autodidata, que orquestrava, compunha e executava as músicas tudo com sua imaginação musical.

God only knows, canção composta por Brian com letra de Tony Archer que faz parte do Pet Sounds é a canção pop perfeita.








Voltando para a terra da Rainha, Paul McCartney mostrou o disco pet sounds para o George Martin, ambos concordaram que se tratava do melhor álbum de rock produzido até então, e ali nascia a resposta inglesa ao álbum americano. Em 1 de Junho de 1967 os Beatles lançaram o lendário "Sgt.Pepper´s Lonely Hearts Club Band".

Na Califórnia novamente. Quando Brian ouviu o novo álbum dos ingleses, teve suas bases estremecidas. O álbum era tão bom que ele achava que jamais lançaria outro para fazer frente. Tentou compor a resposta aos Bealtes, um disco que se chamaria "Smile", mas no processo teve um esgotamento mental que junto a abuso de drogas, resultou em severos problemas mentais que o afastariam da música por quase 20 anos.

Smile só seria lançado em 2004.

Assim foi escrito um capítulo importante da música moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário