terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cock & Bull

Will Self

O Livro mais divertido que li foi "Cock & Bull - História de Phadas e Phodas" do inglês Will Self. E chamá-lo de divertido não é de forma algumas um demérito, pois vejo que é necessário muito talento e esforço para ser fazer humor abordando os assuntos que Self trata sem cair na grosseria e na apelação.

O Livro conta duas pequenas novelas sobre mutações sexuais, na primeira Cock é sobre uma garota reprimida casada com um beberrão insensível, que belo dia descobre que entre suas pernas nasce um pênis, e isso a liberta. Na segunda Bull é sobre "um rapaz encorpado e musculoso", como o autor o descreve, é um jogador de Rugby que certo dia descobre descobre que atrás de seu joelho nasce uma vagina e tem um caso com o médico que o trata.

Por retratar tais metamorfoses, Self foi inevitavelmente comparado a Kafka, mas na minha opinião ele esta mais situado ao lado de um Jonathan Swfit por suas críticas bem-humoradas à sociedade e às suas diferenças, com uma pitada de Monty Phyton pelo humor absurdo anárquico e da escatologia de um David Cronemberg.

O estilo de Self é delirante, vai do vulgar ao elegante sem o menor constrangimento para construir sua fábula amoral sobre as diferenças sexuais.

Cock e bull não é um livro para todos os gostos. O grande público tem uma certa dificuldade em digerir a espécie de humor que Self oferece, escatológico, satírico, politicamente incorreto e amoral, mas se você gosta ou mesmo suporta expressões artísticas anti-convencionais você deve ler. Não é o livro que vai mudar a sua vida, mas certamente você vai se divertir pacas.

Um comentário:

  1. Descobri esse blog hj, e ja nem lembro como vim parar aqui, pois ja faz umas 2 horas que estou nele e não sei se achei o que procurava! kkkkk Acabei de compra esse livro, e espero ansioso pela sua chegada!! valeu pela dica, e parabéns pelo Blog!!

    ResponderExcluir